Irrita-me um pouco o espírito de Natal (o Natal é para a pequenada e o resto é uma grande treta) e as canções de Natal. Mas esta música dos Pogues é simplesmente fabulosa
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Late Of The Pier - Heartbeat
O primeiro álbum desta banda (nasceu em 2001) está aí (já é de Agosto de 2008, mas em Portugal e devido às péssimas Rádios, os sons chegam um pouco atrasados). Ainda estou em fase de "análise auditiva"...
sábado, 6 de dezembro de 2008
Blancmange - God's Kitchen
Uma das minhas bandas preferidas no início dos oitentas. Curiosamente "Blancmange" aparece num sketch dos Monty Python.
domingo, 9 de novembro de 2008
Lykke Li - I'm Good, I'm Gone
Mais uma da Lykke Li. Esta é uma das músicas que mais tenho ouvido nos últimos tempos...
Lykke Li - Little Bit
Para continuar numa onda mais "fria" da a conhecer (esta é para o Baby Boy) uma voz sueca que faz arrepiar o escroto...
sábado, 8 de novembro de 2008
Royksopp - Poor Leno
A propósito de noruegueses...
Tive a felicidade de ve-los no Pavilhao Atlantico aquando de um concerto do Moby.
Flunk - Blue Monday
Um belíssimo cover de um original dos New Order reconstruído por esta banda noroeguesa. Lembrei-me desta música porque ontem os Nouvelle Vague estiveram em Lisboa e, também estes, possuem uma versao do grande Blue Monday.
domingo, 19 de outubro de 2008
Kid Loco - A Little Bit Of Soul
O vídeo está engraçado!
Já vi o Kid Loco como DJ numa discoteca do Funchal. A malta nao gostou! Eu gostei.
sábado, 18 de outubro de 2008
Wire - Kidney Bingos
Já velhinha! Deu-me um prazer enorme atravessar o Funchal a pé (desde o Dolce Vita ao Apolo) a ouvir Wire. Parecia a um puto a cantar "Money Spines paper lung kidney bingos organ fun" no meio da rua!
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
sábado, 16 de agosto de 2008
The Waterboys - Spirit
O vídeo está um pouco "pro-piroso" mas a música é das minhas preferidas dos Waterboys.
PS. Será que é desta que vou conseguir postar um vídeo neste blog?!
CSS - Left Behind
Os CSS (Cansei de Ser Sexy) estao de volta com o álbum Donkey. O registo é o mesmo o que equivale a dizer que continuam muito bem. Esta banda brasileira foi considerada uma das grandes revelaçoes internacionais de 2007, mas curiosamente nao sao muito "amados" no Brasil.
Senor Coconut - Tour de France
O original é dos Kraftwerk e foi a música de um Tour de France dos anos oitenta.
O vídeo está um delírio...
X-mal Deutschland - Morning (will there really be)
A letra é da poetisa americana Emily Dickinson, a música é desta banda oriunda de Hamburgo e que foi lançada pelo Ivo (4AD). O som desta banda faz-me lembrar os Siouxie and the Banshees.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Peter Murphy - Cuts You Up
Uma das minhas vozes masculinas preferidas (e o gajo é gago!). Eu associo esta música a muitas noites "perdidas" no Louva-Deus.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Craig Armstrong feat Liz Fraser - This Love
Liz Fraser é a vocalista de uma das minhas bandas preferidas, os Cocteau Twins. Tem uma das vozes mais bonitas do planeta (e arredores). Uma voz que aquece a alma e nos leva ao Éden...
sábado, 28 de junho de 2008
Stupid Girl - Garbage
Esta escocesa foi uma das minhas paixões platónicas. Já apareceu neste blog como figurante num vídeo dos She Want Revenge.
...e ela não me parece nada estúpida.
terça-feira, 24 de junho de 2008
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Sugarcubes - Deus
Apesar da Bjork possuir uma belíssima voz é cada vez mais uma cantora que deixa-me irritado. Não gosto dos seus últimos trabalhos, são arrogantes e pretensiosos.
Os Sugarcubes, por outro lado, foram fabulosos. Tenho pena que o projecto tenha acabado, pois ficou muito por mostrar...
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Adjágas - Mun ja Mun
Descobri há pouco tempo este excelente trabalho desta banda noroeguesa (um duo de etnia sami). A palavra adjágas (de origem sami) significa um estado mental que está entre o caminhar e o dormir!
O povo sami tem umas certas parecenças (digo eu) com os índios da América do Norte (tanto fisicamente como nos trajes e habitações ao estilo dos tipis americanos).
Este é o primeiro trabalho desta banda e eu fico, já, à espera de um segundo pois este está divinal...
domingo, 25 de maio de 2008
Depeche Mode - Work Hard
Esta música é um b-side do single Everything Counts. É uma das minhas músicas preferidas dos Depeche Mode e nunca percebi o porquê de ter sido quase esquecida (tanto pelos DM como pelos seus fãs).
O vídeo que acompanha a música é retirado do filme Metrópolis de Fritz Lang.
domingo, 11 de maio de 2008
Nouvelle Vague - In a Manner of Speaking (live barcelona)
Tive o imenso prazer em assistir ao concerto dos NV em Oeiras. Foi um concerto ímpar... um espaço extraordinário, um ambiente muito cool, músicas de encantar, um voz quente e uma outra voz sensual...
Tuxedomoon - In a Manner of Speaking
Esta é uma das minhas músicas favoritas de sempre. Este é um original desta banda americana dos finais dos anos 70 e inícios dos anso 80 (a formação ainda existe mas desconheço os seus trabalhos mais recentes).
Conheço mais dois covers desta música, um do Martin Gore (Depeche Mode) e outro dos Nouvelle Vague. Mas, apesar de também serem belíssimos trabalhos, continuo a preferir o original...
domingo, 4 de maio de 2008
David Bowie - Heroes
A referência (David Bowie) do Glam Rock no seu melhor (Heroes). Curiosamente, sempre que oiço esta música lembro do filme "Christiane F"...
sexta-feira, 25 de abril de 2008
The Chameleons: Less Than Human
«Must have died a thousand times
Must have died a thousand times
Must have died a thousand times
Feeling less than human
I surmise
I'm less than human in God's eyes...»
Uma banda dos inícios de oitenta que eu só vim a conhecer no final dessa mesma década. Aqui neste vídeo dá para ver que os tipos já estão velhinhos (mas em forma). Apesar de não serem muito conhecidos (especialmente em Portugal) são uma banda que serve de inspiração de bandas actuais (como por exemplo os Interpol).
quarta-feira, 23 de abril de 2008
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Joy Division - She's Lost Control
Acabei de ver o filme biografia do Ian Curtis. Aquilo que foi retratado no filme já era de conhecimento de todo o público que acompanhou os Joy Division, logo, não foi um filme que tenha surpreendido pelo argumento. No entanto é um filme com boas interpretações (o Ian está muito bem retratado) e muito boa fotografia.
Este vídeo é quase "copiado" integralmente para o filme, e digo isto de forma elogiosa...
sábado, 12 de abril de 2008
Anita Lane - The World's A Girl
A australiana Anita Lane colaborou com os Birthday Party do ainda bem actual Nick Cave (que foi seu namorado na altura). É uma das vozes mais sensuais do mundo rock. Tenho pena não conseguir encontrar o vídeo de "Sexual Healing" (original do Marvin Gaye) cantado pela Anita... é um estrondo!...
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Moby - Disco Lies
Moby acaba de lançar mais um álbum. Ainda não adquiri (vou fazê-lo de certeza absoluta) este último trabalho mas aquilo que já ouvi deu para ficar com muito boa impressão.
Richard Melville Hall (é Moby graças à obra do seu tio trisavô "Moby Dick") é um músico que apesar de previlegiar sons mais numa onda tecno, acaba por ter uma "paleta musical" muito abrangente e diversificada.
O aspecto de "Milky Boy" do Moby é completamente transformado nas suas actuações ao vivo (pelo menos foi assim no concerto que eu vi no Pavilhão Atlântico).
Este vídeo tem alguma piada, ainda mais por sabermos que o Moby é um vegan e defensor dos animais.
sábado, 29 de março de 2008
Portishead - Magic Doors
Eles andam aí outra vez!
Este terceiro (se não contarmos com o belíssimo concerto de Nova Iorque) trabalho já estava a ser desejado há muitos anos, finalmente chegou e com a marca de qualidade que caracterizou os anteriores discos.
domingo, 16 de março de 2008
The Young Gods - Skin Flowers
São de Genebra estas referências do Rock Industrial. Nunca tiveram um estrondoso sucesso comercial mas por onde passaram deixaram uma marca bastante vincada nos seus concertos (estiveram em Portugal por diversas vezes).
No início da carreira, os TYG recorriam frequentemente o uso de equipamentos pouco comuns nos palcos: atentedores de chamadas, walkmans e computadores. Actualmente, navegam por ondas mais acústicas e revivalistas (perderam muita da sua capacidade criativa).
Na altura em que eu era professor na E. S. Jaime Moniz, apresentei esta banda a um grupo de metaleiros meus alunos. Os "ferrugentos" ficaram deveras surpreendidos com o som da banda e isto apesar de serem aversos aos sons electrónicos*.
*Também é verdade que eu escondi o facto de os TYG usarem equipamentos electrónicos e por outro lado "desprezarem" as guitarras.
quinta-feira, 13 de março de 2008
Clap Your Hands Say Yeah - Over and Over Again
Um banda fundada através a partir de uma realidade cibernáutica. Resultou muito bem!
O vocalista confessou que não sabia cantar... não está nada mal para um não-cantor!
quarta-feira, 12 de março de 2008
Yonderboi - Pabadam
Yonderboi é um projecto de um músico húngaro. Confesso que, depois do primeiro álbum (excelente), desconheço o percurso deste projecto. Estou neste momento a procurar os seus novos trabalhos.
Esta música é do primeiro álbum e é "ilustrada" com belíssimas fotos do David Doubilet, provavelmente o melhor fotógrafo de fotografia sub-aquática a nível mundial.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Radiohead - Street Spirit
Um dos meus vídeos preferidos! Uma autêntica obra de arte... Magnífico! (a música também não fica nada atrás...)
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Brit Awards 2008
Vou colocar aqui a lista de candidatos de algumas das categorias (aquelas que para mim são as mais importantes) e as minhas escolhas (colocadas a vermelho), mesmo sabendo que muito provavelmente não serão essas mesmas asque irão vencer.
British Single
HOOSIERS: ‘Worried About Ray’
LEONA LEWIS: ‘Bleeding Love’
MARK RONSON FEATURING AMY WINEHOUSE: ‘Valerie’
MIKA: ‘Grace Kelly’TAKE THAT: ‘Shine’
British Male Solo Artist
JAMIE T
MARK RONSON
NEWTON FAULKNER
MIKA
RICHARD HAWLEY
British Female Solo Artist
BAT FOR LASHES
KATE NASH
KT TUNSTALL
LEONA LEWIS
PJ HARVEY
British Group
EDITORS
ARCTIC MONKEYS
GIRLS ALOUD
KAISER CHIEFS
TAKE THAT
International Album
ARCADE FIRE: NEON BIBLE
EAGLES: LONG ROAD OUT OF EDEN
FOO FIGHTERS: ECHOES SILENCE PATIENCE…
KINGS OF LEON: BECAUSE OF THE TIMES
KYLIE MINOGUE: X
International Group
ARCADE FIRE
EAGLES
FOO FIGHTERS
KINGS OF LEON
THE WHITE STRIPES
Sem dúvida que os Arcade Fire - apesar do último trabalho não ser tão bom como o anterior - destacam-se da vulgaridade de 90% dos restantes nomeados.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Love and Rockets - No New Tale To Tell
Fartei-me de cantar esta em momentos de grande solidão (fónix, já se passaram tantos anos!!!)
Love and Rockets - Saudade
Belíssima e com um nome bem português. Já fiz chorar com esta música... hehehehehehe
Daniel Ash - This Love
Um trabalho a solo que pouco trouxe de novidade àquilo que era o projecto Love and Rockets. De qualquer forma valeu!...
Peter Murphy - Hit Song
O Alexandre Garret (ex-ADN) "plagia" propositadamente esta música em "Tu e Eu". Vejam em: http://www.youtube.com/watch?v=nHYi6AMl5kY
Peter Murphy - Strange Kind Of Love
Uma das minhas baladas preferidas. Já deu excelentes resultados na "corte do gajedo"... hehehehehe
Peter Murphy - Cuts You Up
Umas das minhas preferidas do Peter Murphy.
Sabiam que este gajo é "terrivelmente" gago? Uma das melhores vozes masculinas de sempre.
Vampiros com gloss vermelho-sangue
A banda é formada por Peter Murphy (vocais), Daniel Ash (guitarra), Kevin Askins (bateria) e David J (baixo). Surgiriam ligados à editora independente 4AD e após os dois primeiros trabalhos “mudaram-se” para a “editora mãe” Beggars Banquet”.Durante o percurso desta banda, os diversos elementos estiveram envolvidos em projectos muito particulares: Peter Murphy com uma muito bem sucedida carreira a solo e os outros três elementos com a magnífica banda Love And Rockets, isto para além dos Tones on Tails e Daniel Ash a solo.
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Shriekback - Nemesis
O gajo tem um penteado muito parecido com o meu! Tenho um amigo que fica passado com esta música, a mim desperta-me instintos canibais...
Cranes - Beautiful Friend
Uma voz muito peculiar (babosinha a pedir beijinhos...). Excelentes melodias!
Clan of Xymox - A Day
São holandeses e foram uma das muitas boas apostas da melhor editora de música independente de todos os tempos; a 4AD do iluminado Ivo.
The Bolshoi - Away
Esta não decididamente uma banda muito conhecida. Ultimamente passado uns minutos a recordar os Bolshoi no meu iPod.
PS. Obrigado Zé Carvalho (actual apresentador do "Fora de Campo" e antigo baterista dos UHF) por teres dado a conhecer (com o programa de rádio "Rockets") esta banda.
Fields of the Nephilim - Moonchild
A música eu associo a um Verão no Porto Santo (1989). Acordava e dava umas voltas pelo parque de campismo a ouvir no walkman "Moonchild" e tentava cantar com uma voz cavernosa (acho que até conseguia fazê-lo muito bem...).
Bauhaus - Bela Lugosi's Dead
Excelente música (existem vários covers desta música), cantada por umas das vozes masculinas mais belas do mundo da música rock (e o gajo até é gago!!!!)
Vampiros, cultos satânicos & chupa-cabras...
O rock-gótico apresentou-nos um série de bandas muito interessantes e algumas ainda fazem parte do meu top de preferências. Dessas bandas destaco:
- Bauhaus* (considerados os pais do rock-gótico, apesar de navegarem por outras sonoridades bastante diversificadas).
- The Sisters of Mercy
- The Mission
- Bolshoi
- Balaam and the Angel
- Clan of Xymox
- Cranes
- Fields of the Nephilim
- Gene Loves Jezebel
- Shriekback
*proximamente farei um destaque a esta banda bem como ao Peter Murphy, Love And Rocktes Tones on Tails.