quinta-feira, 29 de novembro de 2007

† Morreu Fred Chichin †


Ainda há pouco tempo falava aqui nos franceses Les Rita Mitsouko; hoje soube (através de um amigo meu do fórum do Nacional) que o guitarrista/compositor do grupo acabou de falecer com cancro.

Entretanto fui ao site da banda e retirei do mesmo esta mensagem:

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

New Order - World in Motion

O hino da selecção Inglesa do Itália 1990. Uma música dos New Order que entrou rapidamente para os top.
De realçar que os jogadores também deram uma "perninha" (ou melhor, uma gargantinha) e até o John Barnes fez um solo.

Fizeram parte dessa selecção jogadores fantásticos (mais uma vez os resultados não foram os esperados) como por exemplo: John Barnes, Peter Shilton, Chris Waddle (excelente jogador), Gascoigne e Lineker. A selecção era treinador pelo emblemático Bobby Robson.

Mogwai - Zidane, A 21st Century Portrait

Confesso que ainda não vi este filme (vi alguma coisa numa pequena passagem pela TV), mas já tenho o CD da banda sonora do mesmo. Muito bom este trabalho dos Mogwai.

Always Look On The Bright Side of Life

Música que encerra o filme dos Monty Python "A vida de Brian".

Era muito giro e algo provocador ver os adeptos holandeses a assobiar esta música no fim dos jogos. Se perdessem podia assobiar na mesma mas se ganhassem os assobios tinham o efeito de tiros bem certeiros.

A música e o futebol

Sempre detestei as músicas que passam nos estádios de futebol, apesar de achar que esses locais não são os mais indicados para "oferecer pérolas". Músicas como "Born To Be Alive" (Patrick Hernandez), "YMCA" (Village People) e "Body Talk" (Imagination) fazem parte das minhas recordações que melhor exemplificam aquilo que se ouvia nas minhas primeiras idas ao Estádio dos Barreiros.
Actualmente a qualidade continua a não ser um critério válido (agora ouve-se Shakira, King Africa com a mais que irritante "La Bomba" e o horrível Zézito e sua banda... fónix!).

De qualquer forma nem tudo são momentos infelizes como fiz referência atrás. Existem produtos musicais associados ao futebol que resultaram muito bem. Lembro-me assim de repente do hino da selecção inglesa no Mundial de 1990, a banda sonora elabora pelos Mogwai para o filme "Zidane: A 21st Century Portrait" e os assobios de "Always Look On The Bright Side of Life" outrora executados pelos adeptos nos estádios holandeses no final de cado jogo de futebol.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

AIR - Mer Du Japon

A dupla AIR (Amour, Imagination et Rêve) costuma produzir trabalhos para os filmes da Sophia Coppola. Sons algo babosos e são bons para acompanhar um doze anos numa conversa mais intimista.

Lacquer - Behind

É um artista francês que acaba de surgir na "ribalta" (muito pouco conhecido na RAM). Só possui até ao momento um álbum. Continuo à espera de um segundo trabalho, pois o 1º foi um electro muito bem conseguido.

Kid Loco - Love Me Sweet

Um grande produtor de música que passou pela Madeira (quase incógnito) por duas vezes como DJ. Lembro-me que vi-o uma vez a actuar como DJ e a dar "pérolas a porcos"...

Colder - To the Music

Marc Nguyen Tan (aka Colder) é um designer que também produz música de grande qualidade. Os seus álbuns (são dois) são acompanhados de material gráfico muito interessante e os seus vídeos-clips são um estrondo.
É notória a influência de Joy Division nos seus trabalhos.

Muito bom para quem é apreciador de Joy Division e do pós-punk dos ínicios dos 80.

Les Négresses Vertes - Voilà l'été

Esta enorme (porque é grandiosa a sua música e porque possui 8 elementos) banda francesa é a minha preferida. A sua música é bastante abrangente e passa por punk, rock alternativo e aromas mediterrânicos, raï e ciganadas.

"Voilà l'été" é a música que eu costumo ouvir todos os inícios de Verão.

Les Rita Mitsouko - Marcia Baila

Les Rita Mitsouko - Le Petit Train

Soigne ta droite, filme do realizador francês Jean-Luc Godard, foi o meio para que eu viesse a conhecer esta banda francesa. Uma dupla provocador e com uma criatividade acima da média.

Indochine - Kao Bang

Foram sem dúvida alguma os Indochine o projecto francês que mais me cativou. Para mim a língua francesa é bonita pelas bocas das crianças e pelas bocas das mulheres bonitas, saída da boca de um homem aquilo fica meio maricôncio. Logo, este meu preconceito, fazia com eu não achasse muita piada à música francesa.

Muitos anos depois, e às custas do iPod (e da Internet), voltei a ouvir os Indochine.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Indochine - Pink Water

Je pars, je ne reviendrai jamais
Bientôt le monde m'aura oublié, tu sais…
Que j'aille…
Tu vois …

Je recherche un endroit pour me cacher et pour me faner en paix
Ne jamais les croire
Quand ils t'en parleront
Si tu pouvais me voir…

Je partirai et je resterai
Seulement vêtue de toi
Souviens-toi encore
Quelques fois de moi…
Et ne leur pardonne pas

Get me out of this place

Je pars je ne reviendra jamais
Des roses
De l'eau de rose sur moi…

Deux filles dans un jardin
Un jardin étrange
Mais retiens moi par la main

Et si demain
Tu ne me rejoins pas
Alors continue sans moi

Je partirai et je garderai
Que des restes de toi
Souviens-toi encore
Quelques fois de moi…
Mais ne leur pardonne pas

Get me out of this place
Get me out of this town
Before I drown in your deep
Pink water

I won't remember your face
I can't remember your frown
Because I'll drown in your deep
Pink water

Esta é só uma pequena intro para o meu próximo "alvo": "O que se fez e o que se faz no país das baguetes."

domingo, 11 de novembro de 2007

Gary Jules- Mad World (Donnie Darko)

Mais um filme magnífico com uma Banda Sonora muito interessante.
Esta versão de Mad World (um original dos Tears for Fears)até não está nada mal.

sábado, 10 de novembro de 2007

Bow Wow Wow - I Want Candy (Marie Antoinette)

Ainda na temática de Bandas Sonoras. Este filme tem uma Banda Sonora ousada (muito ao gosto da Sofia Coppola) e algo anacrónica.
Reparem no pormenor das All Star metidas no meio de outros sapatos...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Iggy Pop/Goran Bregovic - In the Death Car (Arizona Dream)

O bósnio Goran Bregovic ficou conhecido pelos seus trabalhos em conjunto com o realizador Emir Kusturica. Aqui neste vídeo a voz é do Iggy Pop (já fiz referência ao Iguana várias vezes)e o filme é uma das últimas "películas" em que participou o Jerry Lewis (um dos poucos trabalhos do Kusturica em língua inglesa).

Iggy Pop - Lust for Life (Trainspotting)

O filme é um most dos anos noventa, a banda sonora é uma compilação de grandes trabalhos de excelentes bandas (New Order, Underworld, Primal Scream, Pulp, Brian Eno).

Enio Morricone - The Good, The Bad, and The Ugly

Um dos mais importantes compositores de bandas sonoras do Séc XX. Julgo que nem vale a pena destacar os filmes que tiveram a sua mão, são tantos que estaria a encher o ecrã com uma lista enorme.

Lisa Gerrard - Now We Are Free (Gladiator)

A Lisa Gerrard possui uma das melhores vozes femininas de todos os tempos, mas julgo que ficou algo "amputada" aquando da sua separação do Brendan Perry. Os dois faziam maravilhas com o projecto Dead Can Dance.

Dead can dance - Yulunga (Baraka)

Esta banda australiana da editora 4AD vai ter o seu devido destaque neste meu blog, mas para já apresento este delicioso vídeo.

Emilie Simon-To The Dancers in the Ice (A Marcha dos Pinguins)

Esta francesinha é um docinho. Uma voz que encanta e melodias que faz chorar as pedras.

Michael Nyman - The Sacrifice (O Piano)

Um compositor muitas vezes associado ás obras do realizador britânico Peter Greenaway, mas foi com a banda sonora deste filme (O Piano) que o nome Michael Nyman ficou conhecido.

Tom Waits

O Tom Waits participou em imensos filmes tanto como actor como compositor e Intérprete de algumas bandas sonoras (Dead Man Walking, Coffee and Cigarettes, Pollock.
Não consegui encontrar o vídeo em que o Tom Waints dá a voz do Capitão Gancho no filme Shrek II.
Um dia mais tarde vou colocar outros vídeos do Tom Waits, pois é sem dúvida um dos compositores mais importantes da actualidade.

Neil Young - Dead Man

Outro filme extraordinário que tem a participação do Iggy Pop.

R. Sakamoto - Forbidden Colours (Merry Christmas Mr. Lawrence)

O filme é belíssimo! Neste filme participa também o David Bowie para além do Sakamoto (autor da banda sonora).
Sakamoto é um compositor que possui vários trabalhos associados a filmes (mas não só) e ganhou fama especialmente com a banda sonora do filme "O Último Imperador".
A música Forbidden Colours (uma das minhas músicas de sempre) foi elaborada em conjunto com outro grande músico que "empresta a sua voz": David Sylvian (ex-Japan).

Bandas Sonoras

Hoje vou destacar algumas bandas sonoras que por vezes são as verdadeiras obras-primas que acompanham o trabalho cinematográfico. Confesso que muitas vezes fui às salas de cinema para ouvir as bandas sonoras e poderia quase assistir a projecção do filme de olhos fechados, mas se juntarmos dois produtos de grande qualidade, então é mesmo “quebra gelo nas festas”.